MAV - Malformaçao Arteriovenosa Cerebral
MAV - malformação arteriovenosa cerebral é uma conexão anormal entre artérias e veias que modifica o fluxo normal de sangue entre elas. Uma MAV, que está presente desde o nascimento (congênita), pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas ocorre com mais freqüência no cérebro ou na coluna vertebral. Aparece como um emaranhado de vasos sanguíneos anormais e dilatado, podendo ocorrer em qualquer parte do cérebro. A causa não é bem definida. A pessoa pode não saber que tem uma MAV cerebral até sentir sintomas, como dores de cabeça ou uma convulsão. Em casos graves, há ruptura dos vasos sanguíneos, causando sangramento cerebral (hemorragia). Uma vez diagnosticada, a MAV cerebral é na maioria dos casos tratada com sucesso.
SINTOMAS
Muitas vezes uma MAV cerebral não apresenta sinais ou sintomas até a sua ruptura, resultando em sangramento cerebral (hemorragia). Os sinais e sintomas de uma MAV cerebral incluem:
- Crise convulsiva;
- Dor de cabeça (cefaléia);
- Som pulsante na cabeça (zumbido pulsátil);
- Fraqueza progressiva ou dormência em um lado do corpo.
Quando o sangramento ocorre no cérebro, os sinais e sintomas podem ser semelhantes a um acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) e podem incluir:
- Dor de cabeça súbita e severa;
- Fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo;
- Perda da visão;
- Dificuldade em falar;
- Incapacidade de compreender os outros;
- Tontura e perda do equilíbrio súbito;
O sangramento por uma MAV cerebral coloca a vida em perigo e requer atenção médica de emergência. Os sintomas podem iniciar em qualquer idade, porém é mais freqüente antes dos 50 anos. Uma MAV cerebral pode danificar o tecido cerebral ao longo do tempo.
QUAIS SÃO AS CAUSAS
Uma MAV é uma conexão anormal entre artérias e veias. Acredita-se que uma MAV se desenvolve durante o desenvolvimento fetal. Normalmente, o coração envia sangue rico em oxigênio e glicose para o cérebro