Inversor de frequencia
ECA – Engenharia de Controle e Automação Máquinas Elétricas & Acionamentos
Tipos
Partida direta Reostato Estrela / Triângulo Chave Compensadora Soft-Starter Inversor de Frequência
Introdução
Inversor de frequência, pra que serve?
Inversores transformam a tensão da rede, de amplitude e frequência constantes, em uma tensão de amplitude e frequência variáveis. Variando a frequência da tensão de alimentação, varia-se também a velocidade do campo girante e consequentemente a velocidade mecânica de rotação da máquina.
Tipos
Inversor de frequência escalar
Impõe no motor uma determinada tensão/frequência, visando manter a relação V/f constante, ou seja, o motor trabalha com fluxo aproximadamente constante. E aplicado quando não há necessidade de respostas rápidas de torque e velocidade, é particularmente interessante quando há conexão de múltiplos motores a um único inversor.
Tipos
Inversor de frequência vetorial
Possibilita atingir um elevado grau de precisão e rapidez no controle do torque e da velocidade do motor O controle decompõe a corrente do motor em dois vetores: um que produz o fluxo magnetizante e outro que produz torque, regulando separadamente o torque e o fluxo
Vídeo-aula
Inversor de frequência CFW10
Inversores de Frequência CFW10.mpg
Estrutura básica de potência
Diagrama de funcionamento
Diagrama de Potência/Comando
Estrutura básica de potência
Diagrama de funcionamento
Estrutura básica de potência
PWM - (Pulse Width Modulation) – Modulação por largura de pulso
É uma forma de controle de tensão por recorte onde os tiristores ou transistores de potência são ligados ou bloqueados de modo a obter na saída o valor de tensão desejada.
Diagrama de funcionamento
Comparativo entre correntes de diferentes tipos de acionamentos elétricos
Aplicações
Ventiladores Exaustores Bombas Agitadores Esteiras transportadoras Mesas de rolos Secadores Filtros rotativos Máquinas de corte