Relatorio Fisica Massa Mola Gil
EXPERIMENTO II
SISTEMA MASSA MOLA
GILBERTO DANILOW JUNIOR
ENGENHARIA MECÂNICA
RESUMO
Neste experimento verificaremos a constante da mola utilizada de acordo com as forças (pesos em Newton) que forem utilizadas, proporcionalidades entre elas e resultados obtidos atraves de algumas formulas.
INTRODUÇÃO
Neste experimento será verificado que no sistema massa-mola a oscilação da mola depende diretamente da massa do corpo suspenso.
Os objetivos deste experimento são, primeiro é verificar se um corpo elástico (mola) obedece à Lei de Hooke; segundo é calcular a constante elástica da mola, k, através de um experimento simples com um sistema massa-mola.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O oscilador massa-mola é constituído por um corpo de massa M ligado a uma mola de constante elástica k, presa a uma parede neste caso verticalmente. Cada mola tem a sua constante elástica, que depende do material de que é feita e da sua geometria. Quando a mola é comprimida (ou esticada) e liberada, o corpo passa a executar um movimento unidimensional de vai-e-vem. O movimento é regido pela Lei de Hooke, que relaciona a força restauradora com o deslocamento da massa: 𝐹 = −𝑘.𝑥 onde F é a força elástica em Newtons, x é o deslocamento em metros e k é a constante elástica da mola.
DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização deste experimento, foi utilizado os seguintes materiais: mola de metal com uma constante elástica x; suporte com fixação da mola; suporte para massas; Pesos graduados, massas em Newton; régua milimetrada.
A tabela a seguir mostra dados coletados durante o experimento, onde P é o peso em newton X0 é o ponto inicial de cada peso, XF é o ponto final e por fim o ΔX mostra a variação das medidas, onde percebe-se que no experimento real a variação da mola não está diretamente ligada com a força peso, isto é possível perceber pelo fato de a variação de peso ser de 0,5 Newton e