Relatorio de laboratorio de fisica geral 2 oscilaçoes livres
OSCILAÇÕES LIVRES
Prof: Antônio Xavier Gil Aluno: Leonardo Sales Almeida 21000588
Manaus 2011
Introdução
Neste relatório faremos através de dois experimentos (método estático e método dinâmico) a obtenção da constante K da mola e compara-los para verificarmos se há diferenças nos resultados. Este experimento se torna importante, pois com ele começamos a entender o conceito de oscilações, algo presente no dia a dia de cada pessoa como no simples banho no mar, percebemos que somos levantados e abaixados com certa frequência, enfim, só um pequeno exemplo do que seria um movimento oscilatório, algo que vamos abordar no nosso experimento.
Fundamento Teórico
Um dos comportamentos oscilatórios mais simples de se estender, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações é o Movimento Harmônico Simples (M. H. S). Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke (F = -kx), que é uma das formulas que usaremos para encontrar k. Usando um sistema massa mola, esticando a mola uma distancia x, ao solta-la vemos que a massa presa a mola acelera. Como sabemos a partir da segunda lei de Newton, F=ma. Igualando as forças e passando tudo para um único membro, obtemos a forma de um M.H.S :
Onde ω²=
Para calcularmos o período de uma oscilação temos o seguinte:
̈ +
= 0
Τ=2π�
Parte experimental
Material utilizado obtenção de K pelo método estático: 1 mola 1 porta-peso de 10g 5 massas de 50g 1 régua milimetrada Procedimento: 1. Com a mola presa na haste, prenda o porta peso e meça com a régua o tamanho da distensão, esse será seu referencial. 2. Adicione uma massa