Planejamento e uma aula de libras
Desafio de aprendizagem da Disciplina de LIBRAS. Língua brasileira de sinais do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
INTRODUÇÃO Ensinar crianças com diferenças,ainda é um desafio,pois no período em que a inclusão e uma realidade as escolas ao mesmo tempo em que recebe um aluno com necessidades educacionais especial estão ainda aprendendo a ensiná-la.Existem ainda muitos professores despreparado para lidar com esse tipo de renovação em sala de aula.Mas a tendência é de mudança ainda que lenta,alguns lugares a inclusão já é um trabalho de equipe.E isso está fazendo grande diferença.
É o que está acontecendo em uma das escolas aqui em nossa cidades Hortolândia,apesar de existir várias,fomos conhecer uma delas :EMEIF.Nova Hortolândia.Na sala do 5º ano tem 1 aluna e no 4º ano há 3 alunos,onde a prª Elaine é a interprete das salas.
Baseando nessas salas ,preparamos abaixo uma plano de aula com conteúdos iguais porém com algumas atividades que irá auxiliar a aluna.
Plano de aula
A- Público alvo.
Para turma do 5º ano da 1º fase do ensino fundamental.
B- Perfil da turma. Trata-se de uma turma de 28 crianças onde uma delas tem necessidade de educação especial, pois tem deficiência auditiva (surdo) é usuário fluente e proficiente de libras e tem acompanhamento de um intérprete. Professora e turma receberam noções de libras onde as crianças muitas vezes ajudam a professora a entender o que a colega surda quer dizer. Eles sentam em fileiras e tem acesso a revistas, livros e jornais.
C- Tema da aula.
-Escrita de conto de terror.
D- Justificativa.
- Tema escolhido para que os alunos conheçam contos de terror,melhorar a produção de texto leitura e escrita.
Tem por ojetivo Apossar-se de recursos lingüísticos para produzir contos de terror. Colocar-se na posição de leitor e revisar os próprios textos. Desenvolver posturas para