libras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PALMAS TO
CURSO DE PEDAGOGIA
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Relatório Final Sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
ELIENE PEREIRA DO SANTOS ANJOS RA: 410543
FATIMA MARIA DE ALMEIDA SANTOS RA: 410562
JECYLEIDE OLIVEIRA FRAGOSO RA: 410606
LUZIANIA RIBEIRO GUEDES RA: 410690
RAIMUNDO NONATO ALVES VIDAL RA: 410837
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Relatório final sobre língua brasileira de sinais na pratica docente sob orientação da professora presencial, Jandira.
Palmas – To
Novembro 2013
Surdez em seus aspectos médico, cultural e social.
Podemos considerar como surdez a perda total ou parcial da capacidade auditiva. Sobre os aspectos médicos podemos dizer que atualmente as limitações que são provocadas pela surdez, foram aliviadas neste século, através de terapias educacionais, invenção de aparelhos auditivos e técnicas cirúrgicas restauradoras.
Os surdos-mudos foram considerados e discriminados como portadores de deficiências mentais durante muito tempo devido às dificuldades de relacionamento, fato este que com o decorrer dos anos e com muita luta mudou.
A surdez é mais que uma condição médica, para os indivíduos surdos, a surdez não significa ter apenas ouvidos doentes, são indivíduos que pertencem a uma comunidade, desenvolvendo assim uma cultura. O sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a língua gestual é o seu idioma principal, ou seja, a linguagem de sinais (LIBRAS) é sem dúvida alguma o fator que mais caracteriza os membros desta comunidade. As graves limitações provocadas pela surdez, bem como suas consequências psicossociais, foram significativamente aliviadas no século XX por meio de terapias educacionais, aparelhos auditivos (amplificadores) e técnicas cirúrgicas restauradoras. Surdez é a perda total ou parcial da capacidade auditiva. Decorre de