Relatorio Final ICB Daniela Farias
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa Institucional de Iniciação Científica
RELATÓRIO FINAL
Efeito sedativo da farmacopuntura com acepromazina ou clorpromazina sobre a dose de indução anestésica com propofol em cães.
Plano de Estudo: “Efeito sedativo da farmacopuntura com acepromazina sobre a dose de indução anestésica com propofol em cães”.
Bolsista: Daniela da Silva Farias
Orientadora: Rosana Maria de Oliveira Clark
ICB
27/08/2011 à 28/08/2012
Ilhéus, 10/09/2012
1. Resumo A farmacopuntura é a injeção de subdoses de fármacos no acuponto com objetivo de potencializar sua ação, sem proporcionar efeitos colaterais. Objetivou-se avaliar o efeito sedativo de subdoses de acepromazina e aquapuntura no acuponto Yintang, comparada à dose convencional subcutânea e verificar a potencialização dos tratamentos na dose de indução do propofol. Foram empregados 18 cães hígidos, machos e fêmeas, de diferentes raças, de peso médio 10,8±2,3kg distribuídos aleatoriamente em três grupos de seis animais cada. Os animais foram tratados em GI com 0,1mg/Kg de acepromazina (Acp) pela via subcutânea (SC); em GII 0,01mg/kg de Acp no acuponto VG24 (yintang) e GIII 0,01ml/Kg de salina no Yintang. Foram avaliados a freqüência cardíaca, respiratória, temperatura corpórea, pressões arterial sistólica, média e diastólica, ETCO2, StO2 e grau de sedação em M0 (valor basal); M10 e M20 (dez e vinte minutos após a aplicação do fármaco). Após 30 minutos foi realizada indução anestésica com 5mg/kg de propofol (Prop) via intravenosa, sendo registrados os momentos M0PROP (imediatamente após a aplicação do propofol); M5PROP e M10PROP (cinco e dez minutos após a aplicação do propofol). Após a perda do reflexo interdigital foi registrado a dose de indução do Pro (mg/kg). As alterações nas variáveis cardiorrespiratórias não apresentaram significado clínico relevante. Os sinais de sedação foram mais acentuados nos animais