Relatorio Fenomenos
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO
Marielen Spazzin e Paula Tansini
e-mails: mspazzin@ucs.br, ptansini@ucs.br
1 – INTRODUÇÃO A vazão é determinada medindo a quantidade de líquidos, gases ou sólidos que passam em locais em um tempo determinado (a velocidade do escoamento desse volume). Ela pode ocorrer em um conduto livre (canais, rios) ou conduto forçado (tubulação com pressão negativa ou positiva). Sua unidade de medida é de volume por tempo, como por exemplo: metros cúbicos por segundo, litros por segundo, galões por minuto e vários outros.
Existem dois tipos de medidores de vazão:
Medidores de quantidade: são aqueles que a qualquer instante permitem saber a quantidade de fluxo que passou, mas não a vazão de fluxo.
Ex: Bombas de gasolina, hidrômetros e balanças industriais.
Medidores volumétricos: são aqueles que indicam a vazão por unidade de tempo.
Nesse experimento o método que irá ser utilizado é o medidor volumétrico, para determinar a vazão em diferentes diâmetros de tubo.
2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Segundo Brunetti (2008, p.72), a vazão em volume pode ser definida pelo exemplo da figura a seguir.
Figura 1. Cálculo de vazão.
Através da figura pode-se imaginar que a torneira esteja aberta e que será colocado um recipiente embaixo da mesma, ao mesmo tempo em que um cronômetro é acionado. Define-se então a vazão Q como volume de fluido que atravessa certa seção de escoamento por unidade de tempo.
Equação 1. Cálculo de vazão.
As unidades correpondem á definição: m³/s, L/s, m³/h, L/min, ou qualquer outra unidade de volume ou capacidade por unidade de tempo.
3 – METODOLOGIA EXPERIMENTAL
O material utilizado para o experimento foi o seguinte:
Módulo hidráulico;
Recipiente acrílico (em escala de litros);
Tubos de 26,3mm com diafragma (tubo1); 20,6mm com rugosidade interna (tubo2); 20,6mm (tubo3); 21mm (tubo4); 13,7mm (tubo5);