Relatorio de fenomeno
OBJETIVO
O objetivo dos experimentos é provar como funciona as reações dos gases sob pressão em um determinado volume em uma mesma temperatura, e analisar o processo de dilatação.
RESUMO
As dimensões dos corpos estão diretamente ligadas a temperatura em que se encontram, isso porque a variação de temperatura faz com que as moléculas que o compõe se movimentem com maior ou menor velocidade, essa movimentação influencia no tamanho desse corpo; à esse fenômeno damos o nome: dilatação.
INTRODUÇÃO
No primeiro experimento tivemos que usar um aparelho gaseologico Emília EQ037C, para provar que um gás em uma mesma temperatura, após sofrer uma pressão, seu volume irá diminuir, e se caso haja a diminuição de pressão na mesma circunstância, consequentemente seu volume aumentará. Supondo que um gás tenha sido submetido a uma transformação na qual a sua temperatura foi mantida constante. Dizemos que ele sofreu uma transformação isotérmica.
No segundo experimento usamos um aparelho chamado dilatômetro para medir a variação de dilatação de alguns metais e analisar qual material dilata mais tendo suas temperaturas iniciais e finais, as mesmas nos três processos
Quando os corpos são submetidos à uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja eles sofrem aumento ou diminuição em suas dimensões, isso porque em se tratando de dilatação o tamanho dos corpos está diretamente relacionado com sua temperatura. Geralmente essa dilatação é imperceptível a olho nu, por isso são necessários aparelhos que meçam essa dilatação.
Ao serem submetidos a um aumento de temperatura, os átomos que compõem um corpo passam a se movimentar em maior velocidade, isso faz com que as moléculas se afastem, de modo que o corpo se dilata; de uma forma bem simplificada é assim que se dá a dilatação.
A dilatação linear é aquela que se dá em apenas uma dimensão, como o