Relatório Fenômenos
Informática Industrial I
Atividade Prática 07
1. Normas do Laboratório
I. O aluno é responsável pela manutenção e conservação dos equipamentos do laboratório.
II. No início da aula prática o aluno deverá verificar se a bancada e demais equipamentos da aula prática estão em ordem, caso contrário notificar o professor ou o técnico presente no laboratório.
III. A bancada somente deverá ser energizada com a supervisão e liberação do professor.
2. Introdução teórica
Os processos podem possuir variáveis digitais, ou seja, aquelas que possuem níveis lógicos alto ou baixo, tais como botões, chaves de nível, chaves auxiliares de fim de curso. Ou podem ser também variáveis analógicas que são as variáveis que possuem valores entre uma faixa definida, como 0 a 10 V ou 4 a 20 mA.
O CLP pode fazer comparações utilizado uma instrução existente no programa RSLogix. Esta comparação pode ser feita entre variáveis (entradas, variáveis internas) e constantes. Esta instrução é muito útil como por exemplo controle de nível, de peso, velocidade, etc.
3. Material
Microcomputador, CLP e cabos banana.
4. Procedimento
1. Energizar a bancada e ligar o computador.
2. Configurar o CLP como realizado da prática 03.
3. Iniciar um projeto novo utilizando o Micrologix 1400 série A.
4. Fazer um programa que realiza o controle de nível de um tanque de fluidos. Uma válvula é responsável pelo enchimento do tanque e quando aberta um fluido é colocado dentro do tanque.
Um sensor de nível analógico é capaz de fazer a leitura do nível do tanque e enviar para o CLP. O sinal enviado pelo transmissor de nível é um sinal de tensão que varia proporcionalmente entre 0 e 10 V. O valor do nível do tanque será simulado pelo potenciômetro da fonte de tensão da bancada.
A motobomba será acionada assim que o nível atingir o valor do set point (valor desejado de controle de nível). A motobomba será desligada quando atingir um nível baixo a ser escolhido com