Seguran A Do Trabalho
Por se tratar de um segmento com perfil administrativo (sem chão de fábrica), você pode ir levantando os riscos setor por setor, função por função. Observe:
– Questões ergonômicas (posturais): Setor de trabalho, no que se diz respeito à altura de monitor, uso de telefone (sabemos que é comum as pessoas atenderem o telefone e digitando ao mesmo tempo. E isso é errado), se existe apoio para os pés,
– Headsets: Se estão com o volume regulado, se são de uso individual, etc.
– Temperatura ambiente: Se está adequada para o ambiente.
– Iluminação: Se existe pontos de escuridão e/ou ofuscamentos.
– Sinalização de emergência: Se os corredores estão sinalizados. Lembrando que uma empresa bem sinalizada é aquela que qualquer pessoa consegue sair sem ter que perguntar nada a ninguém. Quando chega nesse nível é porque começou a dar certo.
– Sinalização de extintores: E se estão carregados, dentro da validade e aptos para uso.
– Luzes de emergência: Se estão instaladas em local adequado. Se funcionam sendo acionadas automaticamente na falta de energia elétrica.
Terminando por aqui. Digo apenas que olhe para o seu ambiente de trabalho com o olhar bem aberto, porque tem muita coisa para fazer no seu trabalho sim.
Abração.
Olá Clésia,
A questão de emprego para Tecnólogo de Segurança do Trabalho realmente é um problema sério! Falamos sobre isso nesse artigo Tecnólogo de Segurança do Trabalho.
A questão é que lançaram no mercado um profissional que não tem demanda, ou seja, procura por parte das empresas… não tem emprego. A falta de emprego se dá pelo fato de que a grande maioria das empresas só contratam profissional de segurança por