RELATORIO ACQAPA MICROS
904 palavras
4 páginas
ANALISE E CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS PARA ANIMAISTeste físico de ingredientes e microscopia de rações
Karina Aurora Rodrigues Gomes
Objetivo
Identificar grãos avariados em cargas de milho bem como apresentar a técnica de microscopia de rações.
Introdução
Os testes físicos são testes que avaliam a forma física, cor, presença de impurezas e densidade. A todos os ingredientes podem ser realizados estes testes. São utilizadas diversas metodologias aplicadas aos mais variados ingredientes utilizados em uma fábrica.
Por se tratar do ingrediente mais utilizado na alimentação animal, destacaremos o milho. Na avaliação da qualidade deste ingrediente, são verificados os grãos avariados que são aqueles fora do padrão de qualidade. O documento que define as diferentes categorias de grãos avariados e seus respectivos limites que podem ser encontrados é a portaria 845 de 08/11/1976 do Ministério da Agricultura.
Inicialmente o milho a ser analisado deverá ser provindo de processo de amostragem. Esse material sofrerá análise visual a fim de se identificar os grãos avariados. Antes de serem separados, o material deverá ser peneirado com peneira, de crivo circular com 5 mm de diâmetro. Os grãos que passam pela peneira são considerados quebrados. Os demais são classificados nas seguintes categorias:
Grãos ardidos: são grãos ou pedaços que perderam a coloração em ¼ ou mais da área total.
Grãos mofados: são grãos que apresentam fungos visíveis (mofo) a olho nu. Estes podem levar alto risco de contaminação para os animais que consumirem ração composta por estes grãos.
Grãos brotados: são grãos ou pedaços que apresentam germinação visível. Em muitas fábricas de ração, a presença de grãos brotados é uma não conformidade grave, podendo proceder a recusa da carga, sendo indicativo de alta umidade em algum momento do processamento dos grãos.
Grãos chochos: são grãos desprovidos de massa interna, que não se desenvolveram quando na espiga, são enrugados. Deve-se ter o