relatorio experimental
CURSO: ENGENHARIA QUIMICA
Física experimental 1-EQ5N
Experiência: Velocidade de queda-Queda livre
Realizado em 30 de setembro de 2013
Professor: TIAGO PULCE BERTELLI
Grupo:
Diego Diniz
Rafael Gava
Vinicius Rosa
Willy Joe
Vila Velha (ES), 14 de outubro de 2013
1-Objetivos:
Determinar a aceleração da gravidade pelo estudo do movimento de queda livre;
Determinar a velocidade de um corpo pelo gráfico Velocidade Média x Tempo
2-Introdução ou problema físico?
Neste experimento, determinou-se a aceleração gravitacional e a velocidade instantânea soltando uma esfera em movimento de queda livre. Partiu do repouso, através de um eletroímã fixado no topo de uma régua milimetrada de comprimento igual a 800mm, passando por cinco sensores de movimento espaçados ao longo da régua.
Na primeira parte do experimento determinou-se a aceleração da gravidade por espaçamentos iguais, ou seja, dividiu-se o comprimento total de queda entre cinco sensores e soltou-se a esfera a fim de determinar o tempo entre cada espaçamento. Na segunda parte, dividimos o comprimento total de queda entre os sensores de forma que os tempos ficassem iguais.
Na determinação da velocidade instantânea, variou-se as distâncias entre o sensores de 50 em 50mm, começando do zero e consequentemente obtendo tempos diferentes.
As grandezas medidas neste experimento foram: espaçamento entre os sensores (Δy); intervalo de tempo entre os sensores (Δt); aceleração da gravidade (m/s²); velocidade(m/s).
3-Desenvolvimento teórico:
Dentre os diversos movimentos que podemos observar na natureza, sempre houve interesse no estudo do movimento de queda livre dos corpos próximo a superfície terrestre. Ao abandonarmos um corpo de certa altura (h) podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo, a partir de uma velocidade inicial igual a zero, sendo, portanto um movimento acelerado então desprezando a