relatorio experimental pendulo
A correta leitura dos mecanismos do laboratório, seguido da precisão das propagações de incertezas e suas respectivas unidades de medida além dos desdobramentos físicos e matemáticos, determinaram a eficácia e o aprendizado do grupo realizante deste trabalho.
Foram aplicadas duas etapas funcionais para a arrecadação de dados e alcance das respostas, são elas: determinação da aceleração da gravidade utilizando um pêndulo simples e dilatação térmica de barras metálicas. Estas estarão apresentadas e especificadas ao longo do desenvolvimento.
2. DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE USANDO UM PÊNDULO SIMPLES
2.1 DESCRIÇÕES DO EXPERIMENTO
Neste processo, foram utilizados instrumentos de medidas para a obtenção concluinte da aceleração gravitacional. Primeiramente observando-se a fórmula básica para calcular a aceleração da gravidade e suas variáveis, vê-se a necessidade de medir um período ( T ) e um comprimento ( l ) participante.Por isso a utilização direta de um pêndulo simples neste experimento, que nada mais é do que um sistema composto por uma massa presa a um fio arqueável e inextensível – é a partir dele que é retirado o comprimento ( l ) com auxílio de uma régua de graduação fixa um suporte que permita sua movimentação desimpedida – é nessa parte que ocorre a medição do período das oscilações da massa com ajuda de um cronômetro –. No caso experimental, após a liberação da massa distante 5 graus do eixo de repouso, o sistema massa e corda começam a oscilar. Porém para conseguir medir essas oscilações, um cronômetro foi utilizado. Cada vez que a massa voltasse para a origem de onde foi solta do pêndulo, uma