administração
4/5º Semestre de Administração
Prof. Fabio Uchôas de Lima
São Paulo
2013
Métodos de Formação de Preços
A formação de preços deve ser capaz de considerar:
a qualidade do produto em relação às necessidades do consumidor, a existência de produtos substitutos a preços mais competitivos, a demanda esperada do produto, o mercado de atuação do produto, o controle de preços impostos pelo governo, os níveis de produção e vendas que se pretende ou podem ser operados e os custos e despesas de fabricar, administrar e comercializar o produto.
Alguns métodos para precificação têm base: nos custos no mark-up (sobre custos) nos objetivos da empresa na demanda (procura) do produto na concorrência no preço correto nas estratégias da empresa no valor do produto ou do serviço na qualidade percebida pelo cliente no ciclo de vida da empresa
O método misto emprega uma combinação dos métodos anteriormente citados.
A seguir uma visão rápida de cada um desses métodos.
Método baseado no custo
É o método mais tradicional e o mais comum no mundo dos negócios. Este método costuma empregar os seguintes fatores: custo pleno, custo de transformação, custo marginal, taxa de retorno exigida sobre o capital aplicado e custo padrão.
Se a base usada for o custo total, deve ser aplicada uma margem de lucro desejada sobre os custos totais dos produtos. Sendo utilizado os custos e despesas variáveis, a margem adicionada deve ser suficiente para cobrir os custos e despesas fixas, além dos lucros desejados.
Precificação baseada no Mark-Up
Segundo a teoria microeconômica, a formação dos preços de venda de um produto segue o sistema "cost-plus", ou seja, aos custos é adicionada uma margem de lucro desejada pela empresa ("mark-up").
A determinação desta margem de lucro depende da estrutura de mercado na qual está inserida a empresa produtora.
Segundo