relatorio pendulo simples fisica experimental
CENTRO DE TECNOLOGIA
Departamento de Física
Disciplina: Física Experimental Para Engenharia
Relatório referente à aula prática 3: Pêndulo Simples
Nome: Danier Asevedo de Sousa
Matrícula: 371628
Professora: Felipe Operti
Turma: 23 A
Fortaleza
2015
- Objetivos:
O principal objetivo do experimento realizado no laboratório foi verificar as leis do pêndulo bem como, também, determinar a aceleração da gravidade local.
- Material:
Pedestal de suporte com transferidor
Massas aferidas m1 e m2
Cronômetro
Fita métrica
Fio (linha zero)
- Procedimento experimental :
Parte 1: Conhecimento do pêndulo - Pegou-se um pêndulo simples que consiste numa montagem constituída por uma massa suspensa na extremidade de um fio inextensível e de massa desprezável, que oscila em torno de um ponto fixo e que executa movimentos alternados em torno da sua posição de equilíbrio. Ele envolve grandezas tais como o período (tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória, nesse caso o tempo determinado pela soma dos tempos de ida e volta) e a frequência (numero de vezes que o objeto percorre uma trajetória num determinada período de tempo).
Parte 2: Montagem do experimento e ajuste do comprimento do pêndulo - Foi iniciada a montagem do experimento. Primeiramente as duas massas usadas nos experimentos foram pesadas em uma balança obtendo-se, assim, a Massa 1= 50,50 g e a Massa 2 = 100,54 g. Depois de pesada usamos, primeiramente, a Massa 1 que foi presa no fio através de um gancho e o sistema fio. Na parte mais alta da haste do pedestal havia um sistema de ganchos que regularia o comprimento do fio. Para aumentar ou diminuir o comprimento do fio bastaria desenrolar ou enrolar o fio em torno dos ganchos. Para ser realizada a medida do ângulo, foi fixado um transferidor na haste do pedestal e para fazer a medida dos comprimentos foi usada uma fita métrica.
Parte 3 : O movimento do pêndulo - Os operadores