Relatório Fisica Experimental I - Pêndulo Simples
Aluna: Adriana Nascimento Lemos de Moura.
Turma 13.
Introdução:
O pêndulo simples é um sistema mecânico ideal constituído de uma partícula de massa m suspensa por um fio de massa desprezível e comprimento L. É possível observar que quando o pêndulo está em repouso as duas forças que agem sobre a partícula, peso e tensão aplicada pelo fio, se equilibram. Entretanto, se o pêndulo for afastado de sua posição de equilíbrio de modo que a direção do fio faça um ângulo θ com a vertical, o componente do peso perpendicular ao fio agirá no sentido de restaurar o equilíbrio fazendo o pêndulo oscilar, sob a ação da gravidade.
Material utilizado:
1. Um fio de barbante;
2. Bola de massa M1;
3. Bola de massa M2;
4. Cronômetro.
Esquema:
O pêndulo simples é caracterizado pelo seu período T, e este, por sua v ez, depende apenas dos parâmetros L (comprimento) e g (aceleração da gravidade), para pequenas oscilações. Além disso, outro fator que pode afetar o período do pêndulo é a amplitude (A) de sua oscilação. Esse último fator determina a condição inicial imposta à dinâmica do sistema mecânico, não sendo uma de suas características.
Na prática:
Utilizando um barbante de L = 100 cm suspenso, com a primeira bola de massa m1 em sua extremidade e considerando a aceleração da gravidade g = 981 cm/s², foram feitas dez medidas de tempo (T) necessário para que o corpo partisse de uma ponta a outra, conforme ilustração acima.
Após as primeiras medições, a partícula foi substituída por outra de massa m2, diferente de m1, mantendo-se o comprimento (L) do fio e a posição do pêndulo. Novamente dez medições de tempo foram feitas com o objetivo de comparar os tempos em relação às massas diferentes.
Fórmula empregada:
Fórmula do período para pequenas oscilações:
T = 2
Resultados:
Medições:
M1
1,88s
1,95s
1,95s
1,95s
1,95s
1,93s
1,99s
1,90s
1,92s
1,95s
M2
1,93s
1,99s
1,87s
1,89s