Relatório Física Experimental - Pêndulo Físico
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: FISICA EXPERIMENTAL I
ALUNO: MAT.:
PROFESSOR: Wilton TURMA: 09
PÊNDULO FÍSICO
7° Relatório
CAMPINA GRANDE
1º de OUTUBRO de 2012
1. INTRODUÇÃO
Tivemos como objetivo deste experimento, o estudo do movimento harmônico simples de um pêndulo físico e através desse estudo, determinar o seu momento de inércia em relação ao eixo em torno do qual ocorrem as oscilações.
Utilizando os seguintes objetos: corpo básico, armadores, manivela, pêndulo físico, suporte de pêndulo físico, balança, massas padronizadas, escala milimetrada, cronômetro, cordão e alfinete.
MONTAGEM
2. PROCEDIMENTOS E ANÁLISES
Iniciamos o experimento medindo a massa do pêndulo físico, medimos também a distância do primeiro orifício do pêndulo até o seu centro de massa, ou seja, o orifício do seu centro, com atenção colocamos o pêndulo numa posição que não toque nas paredes internas do suporte e colocamos para oscilar de modo que o ângulo de oscilação seja menor que 150 para que se considere um movimento harmônico simples, medindo assim o intervalo de tempo gasto em dez oscilações completas e anotemos na tabela I, finalizamos o experimento medimos mais oito vezes o número de oscilações e anotamos também na tabela I.
Medidas/ Tabelas
Massa do pêndulo físico m= 41,314 g
Distância (ponto de apoio/centro de massa) L=33,5cm
TABELA I
T(s)
1,338
1,224
1,257
1,229
1,215
1,169
1,200
1,191
1,213
1,198
Diagrama de corpo livre para o pêndulo físico em uma posição angular qualquer em relação ao ponto de equilíbrio.
Aplicando a segunda lei de Newton ao movimento harmônico de um corpo rígido, obtemos a equação diferencial que da sua aceleração angular.
-m.g.L.sen = Id2/dt que é igual a:
(d2/dt2) + (m.g.L)/I . sen =0