Relatorio exotermico e endotermico 1
Objetivos
Verificação de reações químicas em tubos de ensaio, através da mudança de temperatura (esfriamentos e aquecimento) de suas respectivas reações químicas processos endotérmicos e processos exotérmicos.
Introdução
Quando uma reação química ocorre em um determinado sistema, isso acarreta em uma troca de calor entre o sistema em reação e o meio ambiente. A termoquímica estuda justamente essas formas de calor, assim como seu aproveitamento na realização do trabalho. Algumas reações no nosso cotidiano ocorrem com ganho e perda de energia na forma de calor, pois a formação das ligações envolvem interação da energia com a matéria.
Além de reações, isso também acontece nas mudanças de estado físico. As reações químicas ou as mudanças de estado físico que liberam calor são processos chamados de exotérmicos. E os que ocorrem com absorção de calor são endotérmicos. Por exemplo, uma reação comum de combustão é a queima de alguma matéria. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica , pois há liberação de calor.
Se o calor trocado entre o sistema e o meio ambiente é medido a pressão constante, ele é denominado entalpia ou conteúdo calorífico e é simbolizado por H. Entalpia (H) é o calor trocado em pressão constante. Em relação às trocas de calor, as reações químicas se classificam em endotérmicas e exotéricas.
Reação exotérmica é qual ocorre com liberação de calor. [Entalpia dos produtos] < [Entalpia dos reagentes] △H < 0
Reação endotérmica é qual ocorre com absorção de calor. [Entalpia dos produtos] > [Entalpia dos reagentes] △ H > 0
Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é menor do que a dos seus reagentes, ou seja, ela libera energia do meio (a qual se dá em forma de calor). Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus reagentes é menor do que