ATPS MATEMATICA
PEDAGOGIA - 5° A NOTURNO
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
Claudiane dos Reis Jaques RA: 5209951808
Clausilene M. Guerra RA: 5658161350
Cleide Rosa Silva RA: 5211963509
Juliana Souza RA: 1299186860
Karoline Ramos Monteiro RA: 5626103496
Vitoria Tobias RA: 1299187632
ATPS MATEMÁTICA
Anhanguera Educacional
2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
ATPS MATEMÁTICA
Trabalho desenvolvido na disciplina Fundamentos e Metodologia de Matemática apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Supervisionada, sob orientação da Professora Elaine Oliveira.
Anhanguera Educacional
2014
O TRABALHO COM O ÁBACO
A construção de um ábaco simplificado é muito fácil e barata, podendo ser feita pelas próprias crianças. A base do ábaco pode ser um pedaço de isopor, ou de qualquer material semelhante, como, por exemplo, uma caixa de ovos. As casas do ábaco podem ser varetas, espetinhos de churrasco ou pedaços de arame grosso, que serão espetados na base.
As "contas" do ábaco podem ser arruelas, argolas de plástico, tampas de garrafa de refrigerante furadas no meio, ou mesmo macarrão do tipo "argolinha".
É importante que cada criança construa o seu ábaco para, em seguida, participar de atividades que envolvam contagens e a representação escrita dessas contagens.
A princípio, essas contagens não deverão superar a quantidade nove, a fim de que a criança fixe bem a escrita dos nove primeiros símbolos. Para tal, sugerimos que se usem cartõezinhos numerados de 1 a 9, juntamente com o ábaco, de modo que a quantidade representada no ábaco tenha o seu correspondente símbolo escrito no cartão.
Vejamos, por exemplo, a situação que representa a contagem de cinco coisas:
Ao contar dez coisas, a situação do ábaco pode ser esta:
No entanto, a criança não encontrará o símbolo para esta quantidade.
Podemos sugerir, então, que as crianças troquem as dez bolinhas da primeira