Brasilia Louis
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA BRASILEIRA II
PROF. LUIZ EDUARDO FONTOURA TEIXEIRA
Seminário
Brasília: um museu da Arquitetura Moderna?
ISABELA GONÇALVES ORNELAS
JULIANE FURST
LUIZ HENRIQUE FERNANDES
MUSEUS: CONCEITO
A palavra museu vem do latim "museum", que por sua vez é derivado do grego antigo "mouseion". Na sua origem, um museu era um templo das musas, deusas da memória, filhas de Zeus. Em Alexandria, Ptolemeu II Filadelfo mandou construir um edifício a que chamou "Museu" o qual estava dedicado ao desenvolvimento de todas as ciências e servia, além disso, para as tertúlias dos literatos e sábios que ali viviam, sob o patrocínio do Estado. Naquela instituição foi se formando, gradativamente, uma importante biblioteca.
O ICOM, Conselho Internacional de Museus, define “museu” como uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos. Em uma perspectiva alargada, o conceito abrange ainda jardins botânicos, zoológicos, aquários, planetários, parques nacionais, sítios arqueológicos e outros.
Atualmente os museus dedicam-se a temas específicos, inscrevendo-se em uma ou mais das seguintes categorias: belas-artes, artes aplicadas, arqueologia, antropologia, etnologia, história, história cultural, ciência, tecnologia, história natural. Dentro destas categorias alguns especializam-se mais, como por exemplo: arte moderna, eco museus, industriais, de história local, da história da aviação, da agricultura ou da geologia. Há também os museus ao ar livre, que mostram e erguem edifícios antigos em zonas amplas ao ar livre, geralmente em locais que recriam paisagens do passado.
De uma forma ainda mais abrangente, pode-se definir um museu como um local de