TEXTO
O trabalho proposto condiz em um artigo sobre assunto a ser escolhido por cada integrante da turma de Iniciação Cientifica do curso de Arquitetura e Urbanismo - 2º Período. O mesmo possui a estrutura exigida pelo Caderno Metodológico seguido pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, escrito por Hilda Beatriz Dmitruk.
O tema escolhido para meu texto foi Verticalidade, sendo que é um tema muito propicio para as cidades, especialmente quando se trata em habitação. A possibilidade de se verticalizar um edifica (de acordo com seu potencial) solidifica muitas aberturas para o crescimento regional e para a difusão de novas chances de morar sem ter que pagar pelos valores excessivamente caros ao qual são impostos aos terrenos urbanos, sendo que os mesmo tendem a agregar valor a cada dia que passa.
O trabalho objetiva, através da pratica, auxiliar na escrita e na montagem de artigos e resumos dos acadêmicos, fazendo os mesmos compreender o processo de criação e elaboração dos textos apresentados por meio da experiência pratica da escrita, por meio dos temas escolhidos como descrito acima.
2. A VERTICALIZAÇÃO NA ARQUITETURA: um novo método um novo olhar
2.1 O inicio da verticalização
Atualmente é comum vermos inúmeros edifícios verticalizando as cidades pelo mundo a fora, entretanto é passado despercebido pelo nosso olhar, que para que enormes edifícios fiquem em pé são necessárias enormes linhas estruturais, sejam essas provindas de belas curvas, ou apenas como uma linha reta que sustente a grande imensidão que surge para os ares.
Iniciamos assim, nossa temática, no século XIX, com a chegada do primeiro Arranha Céu, implantado nos Estados Unidos e idealizado a partir do surgimento do elevador, o qual foi provido de um processo lento de estudos e de testes. A chegada desse edifício deu-se, aproximadamente, entre 1890 e 1891, sendo dois edifícios comerciais de Mamhattan, um com 16 pavimentos, projetados por William Le Baron Jenney e o