espaço arquitetonico
O espaço pode ser modificado, como por obras arquitetônicas como pelo próprio meio ambiente. Entretanto diferente do espaço natural, o espaço arquitetônico pode é fechado e privado (Espaço Edificado) ou publico e aberto (Espaço Urbano).
O Espaço Arquitetônico modifica-se de acordo com o observador podendo ser colocado em duas categorias: espaço estético e espaço dinâmico. E segundo CHING os principais elementos arquitetônicos são: a linha, o plano, a superfície, o volumes ou cheios, aberturas ou vazios e as cores.
ESPAÇO
Hoje podemos considerar o espaço como a dimensão da existência humana. Grandes pensadores da historia da humanidade como Platão deduzia que o Espaço era a mãe e receptáculo de todas as coisas criadas e visíveis pelo homem já Aristóteles consistia na soma de todos os lugares, ou seja, um campo dinâmico com direções e propriedades qualitativas, que estabelecia as dimensões básicas do mundo.
O que é um espaço Arquitetônico?
É a definição dada a um espaço diferenciado e modificado pela presença de uma ou mais edificações construídas. Também é denominado um espaço arquitetônico aquele que tem seus próprios significados culturais, emocionais e psicológicos. Um espaço arquitetônico pode promover assim, diferentes e diversas sensações num indivíduo.
Definições
Estética: Significa “aquele que nota, que percebe”. Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo que determina o caráter daquilo que é belo nas produções naturais e artísticas. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada um de nós.
Gestalt: É uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas. Ela prega que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de “Todo”. Então, funda-se na ideia de que o todo é mais do que a