GESTÃO INOVAÇÃO
1. O consumo médio mensal de um produto é de 1.500 unidades, e são feitos seis ressuprimentos ao ano. O estoque mínimo corresponde à metade do consumo durante o TR, que é de um mês. Calcule o ponto de pedido.
2. Pelo relatório de estoque de uma peça, conseguimos as seguintes informações:
• estoque mínimo - 300 unidades;
• lote de compra - 150 unidades.
Qual deverá ser o estoque médio e o estoque máximo?
3. Uma empresa definiu que os itens da classe 6.000 deverão ter um fator de segurança de 0,4. A peça de código 6.132 tem um consumo mensal de 2.100 unidades; qual será o seu estoque mínimo se ela pertence à classe 6.000?
4. A mesma empresa do problema anterior definiu que a classe 5.000 deverá ter um TR de 120 dias com um consumo médio mensal de 25 unidades.
5. O produto Beta tem uma previsão de consumo médio de 60 unidades/dia; espera-se, porém, que, no período, ele chegue a um consumo de até 90 unidades, com um TR de 15 dias. Qual será o seu estoque mínimo?
6. O levantamento do consumo feito no almoxarifado para um item foi de:
Para um grau de atendimento de 90%, qual será o estoque mínimo? E para um G.A. de 95%? Analise os resultados e veja quanto representou a maior no estoque 5% a mais de segurança.
7. Uma empresa de consultoria propôs a um cliente alterar o seu sistema de controle de estoque. A proposição era: "Se os pedidos de compra fossem realizados uma vez a cada quatro semanas, o estoque médio dependeria do número de faltas de estoque que pudesse tolerar. Se desejar não ficar sem estoque, o giro será de seis vezes e o estoque médio será de $ 4-000,00. Se aceitar uma taxa de risco de faltas de 10%, o giro será de nove vezes." A consultoria afirmava que a emissão automática e programada de pedidos reduziria o custo de pedido a praticamente zero. O cliente, porém, nunca tinha calculado o seu custo de pedido, mas sabia que seu custo de armazenamento era aproximadamente de 10% do