Projeto Ecotinta
O problema ambiental que enfrentamos atualmente tem sido alvo de diversas discussões e análises, enfatizando a necessidade do emprego de novas alternativas que possibilitem a diminuição dos impactos ao meio ambiente.
Logo que a legislação e as políticas ambientais tem evidenciado a preocupação com o meio ambiente, se faz necessário a utilização de técnicas sustentáveis em todos segmentos de mercado, inclusive na construção civil. Portanto, a prioridade de manusear produtos ambientalmente menos agressivos tem crescido paralelamente.
Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) emitidos no meio ambiente tem gerado efeitos nocivos ao ser humano e à vida terrestre. Este cenário é visto claramente na pintura de casas e edifícios, onde a emissão destas toxinas afetam diretamente a saúde do trabalhador durante a fase de construção do edifício, como também reduzem a qualidade do ar presente no interior do edifício, prejudicando a saúde dos usuários.
Diante deste contexto, consta-se que é necessário diagnosticar o mercado, levantar e fornecer alternativas ao comércio de tintas, para que este segmento de mercado possa se adequar com as novas perspectivas ambientais e contribuir efetivamente com a preservação do meio ambiente demonstrando a preocupação com o homem e o meio ambiente.
Surge então a ideia de projetar um novo conceito de tinta para o mercado, a Ecotinta, uma tinta altamente inovadora e que seu prósito seja além de pintar ambientes internos e externo, promover e colaborar com a sustentabilidade do nosso país.
OBJETIVO GERAL
Projetar a elaboração de uma tinta sustentável que contribua com a redução de resíduos tóxicos emitidos no meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Produzir uma tinta altamente sustentável e inovadora.
Introduzir um novo conceito de tinta no mercado santarosensse.
Realizar um estudo comparativo relacionando a tinta sintética com a tinta sustentável, analisando as vantagens ambientais de sua utilização.
Desenvolver