Eco Spa Urbano
SPA: UM ESPAÇO PARA CONTEMPLAÇÃO DE SI MESMO
Cada vez mais as pessoas estão à procura de conforto e bem-estar. Na Antiguidade o homem experimentou, ambientes que eram especialmente preparados para revitalização física e mental.Tal pratica foi esquecida por longos séculos, iniciando pela Idade Media que considerou tais praticas profanas e imorais.
Estes espaços voltam a existir de forma mais permanente a partir do século XIX na Revolução Industrial, quando as cidades ficaram turbulentas e aceleradas, gerando o stress urbano. Com isso viu-se o aparecimento de varias praticas terapêuticas, muitas vindas do Oriente, retomadas em ambientes preparados para esse ritual.
No século XX, na década 90, se define o spa como um espaço para se restabelecer fisicamente acima de tudo. Porém no século XXI, inicia o desenvolvimento do Spa Urbano que retoma praticas do passado e do presente para levar o ser humano a um processo mais integral entre o corpo e o espírito.
Na iniciação destes novos espaços também pode se definir um profissional capaz de efetivá-lo, o Design de Interiores que deverá se tornar intimo das buscas do ser humano que se encontra neste espaço.
Originalmente o spa era um lugar com águas com poderes curativos, sejam elas águas minerais ou termais, com finalidade terapêutica que perduram em varias culturas durante vários séculos. Encontram-se vários exemplos na historia: existem vestígios arqueológicos que remonta a idade do bronze que comprovam a utilização de banhos termais pelo homem pré-histórico. Também os banhos termais eram utilizados nos rituais egípcios de purificação, depois os banhos romanos, até os banhos pré-colombianos a vapor. Hoje podemos dizer que o conceito de spa não apenas tenha sido mantido, mas extendido e expandido com o aumento de outras terapias que também contribuem para nosso bem estar e para um estilo de vida saudável.
O spa é mais popular agora que nunca, e a tendência é continuar assim, pois os preços