marketing de eventos
Alguns estudiosos procuraram classificar os turistas, a fim de facilitar o entendimento de suas preferências e seus padrões de comportamento. Os turistas podem ser:
Alocêntricos que procuram novos lugares para serem explorados, sempre procuram contato cultural do local, e quando o local é muito procurado eles partem para novas explorações menos comercializadas.
Mesocêntricos que procuram lugares com reputação turísticas e viajam individualmente, em família ou em pequenos grupos. Procura por vezes agências de viagem e tentam incluir roteiros de acordo com as necessidades do grupo.
Psicocêntricos preferem viajar em grupos, para locais conhecidos, consome pacotes turísticos e outros produtos agenciados para garantir o conforto do grupo, fazem todo o trajeto conforme combinado no pacote.
Mochileiro prefere planejar a própria viagem, não compram pacotes, preferm acomodações simples, como pensão, camping, gosta de vivenciar o cotidiano do lugar visitado, e gostam de ficar fora do circuito das massas;
Explorador se assemelha com o mochileiro em alguns aspectos pois também procuram contato com a cultura local.
A diferença é que ele faz mais exigências, procuram serviços mais qualificações pois o nível de renda é mais estável financeiramente.
Turistas de massas individual esse recorre as agências, escolhe seu próprio roteiro, procurando viajar só ou em família, interage pouco com os habitantes locais.
Turistas de massas organizados procura segurança, conforto, viajam sempre em grupo, se isola da cultura local e presam pelo conforto das acomodações.
OS MEIOS DE HOSPEDAGEM
Surgiram e consolidaram no mundo, além disso, pôde entender a importância desses empreendimentos para o turismo e para a sociedade em geral.
Meios de hospedagem refere-se ao conjunto de empresas destinadas a prover acomodações de segurança, higiene, satisfazer as pessoas que buscam por serviços, seja por períodos curtos ou até em longas temporadas.
Há diversos tipos de