Ambientes Sustentáveis
O empreendedorismo sustentável agrega dois conceitos, o empreendedorismo e a sustentabilidade. As organizações são geradoras de valor para o empresário e agentes de transformação social, em especial para o crescimento econômico. A sustentabilidade reflete a utilização dos recursos de maneira racional, de modo a atender as necessidades da geração atual, sem impedir que as gerações futuras também tenham as suas necessidades atendidas.
O desenvolvimento sustentável permeia as questões inerentes à necessidade de encontrar o equilíbrio entre as ações humanas e a preservação do ambiente. Diante desta ótica, o empreendedorismo sustentável alia a geração de valor, unindo as noções clássicas do empreendedorismo às práticas sociais e ambientais.
O estudo do empreendedorismo sustentável intensificou-se nos últimos cinco anos sendo alicerçado sobre um tripé , constituído pelas dimensões econômica, social e ambiental.
Fonte: Adaptado de Schlange (2007).
Observando a figura, pode-se notar que o empreendedorismo sustentável é a intersecção dos conceitos de empreendedorismo econômico, social e ambiental. As empresas que investem em empreendedorismo sustentável combinam oportunidades e intenções de mercado para simultaneamente criar valor dentro dessas três perspectivas. Atividades Humanas e Impactes
Em geral, o suporte das atividades humanas exige materiais e energia, e conduz à intervenção física nos locais, originando pressões sobre materiais, energia, água e território, com impactes quer no ambiente natural, quer construído, por vezes com reflexos importantes na sustentabilidade dos mesmos. Para a boa realização das atividades humanas são criados ambientes construídos pelo Homem, como por exemplo infraestruturas rodoviárias, de abastecimento de água, de energia, entre outras, com os consequentes impactes em termos da respectiva construção e operação. Entre os ambientes construídos encontram-se os espaços edificados e sua envolvente. Desta