Novo a Documento do Microsoft Word
Joalyson Rufino
Laila Caralinne
Yngrid Alves
Inocência
Visconde de Taunay
Camaragibe
2015
Colégio Padre Anchieta
Joalyson Rufino
Laila Caralinne
Yngrid Alves
Inocência
Visconde de Taunay
Trabalho apresentado como recurso avaliativo da disciplina de Literatura, para a professora Gérsica.
Camaragibe
2015
Introdução
Nome da obra: Inocência
Autor da obra: Visconde de Taunay
Dados biográficos: Alfredo Visconde de Taunay ,nasceu em Rio de Janeiro em 1843. Faleceu nesta mesma cidade em 1899. Foi Engenheiro Militar, oficial do Exército, participou da Guerra do Paraguai, da Expedição Mato Grosso. Em seu livro “A retirada de laguna” (1871), Taunay narrava retirada heroica desta expedição. Posteriormente afastou-se do Exército e dedicou-se a política.
PERSONAGENS
Protagonistas
Inocência – Cabelos pretos e longos, nariz pequeno, olhos penetrantes, deslumbrante e incomparável, ingênua, sem culpa ,prisioneira e vítima do seu próprio meio. . Enfim, uma jovem de beleza deslumbrante e incomparável. humilde, meiga, carinhosa, indefesa.
Cirino Ferreira Campos – Prático de Farmácia que vivia pelas estradas de Mato Grosso e Minas Gerais. Rapaz apresentável e se fazia passar por doutor. Formação em centros urbanos com outra visão da mulher, aberta e humana: o direito de igualdade. Ao enamorar-se de Inocência, Cirino assume a tragédia romântica. É assassinado por Manecão. . Inocência – Vivendo num mundo que a oprime, revela a sua visão fatalista da vida: aceita o destino que, antes de Cirino, era o casamento imposto com Manecão. Moça de grande beleza. Era adorada pelo pai, que não a deixava sair de casa