FICHAMENTO Sintese Entrega Do Mes De Abril
Tema: O imaginário judaico-cristão e a submissão das mulheres
O texto fala sobre uma impossibilidade de considerar as mulheres iguais aos homens, se baseando nos ideais das religiões dominantes, que no caso são o judaísmo, islamismo e o cristianismo. Estas três religiões têm quase os mesmos pressupostos, partindo da questão que o poder está centralizado na mão dos homens (incluindo também a questão do patriarcalismo) e que as mulheres têm que ser submissas e obedientes aos homens porque isso era a vontade do Deus-pai. Devido a isso as lutas por igualdade dentro dessas concepções de mundo se tornam irrelevante, devido a esses imaginários.
As mulheres são impostas a obedecer as “regras” vindas do Deus-pai, e também estão sujeitas a serem consideradas um mal, devido ao episódio ocorrido em gênesis no jardim do Énden, no qual Eva é tentada pela serpente a comer o fruto proibido e por induzir Adão a comer também, cometendo então o primeiro pecado do mundo. A mulher se torna responsável pelo pecado e todo o sofrimento da humanidade, como também se torna responsável por suas dores e pela morte do gênero humano. “A mulher passará então, a ter o significado de mal, tentação, pecado, objeto impuro e perdição.” (pág. 3).
Algo que me chamou muita a minha atenção, é a seguinte afirmação que está no escrito da Inquisição Malleus Maleficarum que diz: “se hoje queimamos as mulheres é por causa do seu sexo” pois, “existe um defeito na formação da primeira mulher, (...) ela é assim um ser vivo e imperfeito, sempre enganador” (pág. 5) Sendo assim, a mulher passa a ser vista como “naturalmente” má e enganadora que deveria sempre estar mantida a submissão.
O texto se baseia nas idéias presentes no antigo e novo testamento da bíblia cristã, mostrando essas idéias ainda presentes nos tempos atuais através dos preconceitos contra as mulheres, porém, se mostrando de cara nova. São analisado também as influências gregas que se juntam na formação do