Relatorio Eliane
DETERMINAÇÃO E REAÇÃO DE MOLECULAS E VISCOSIDADE
Profº Eliane Ferrarezzo
Objetivo
Determinar o comportamento nas reações moleculares da fécula de mandioca e a viscosidade da maionese em diferentes situações.
Introdução
A fécula de mandioca tem as propriedades espessantes, gelatinização, liga, estabilizantes na retenção de líquidos e engomagem. Possui baixo índice de rejeição por não possuir nem sabor nem odor característico, incorporando-se em receitas sem interferir no resultado final. Ela pode ser conseguida in natura ou, como nesse experimento, através de formas industrializadas como o polvilho doce.
A viscosidade é uma propriedade interna de um fluido, relacionada ao fato deste opor uma resistência ao movimento, ao fluxo.
Pode-se definir uma emulsão como sendo constituída de dois líquidos que não se misturam e que após a adição de emulsificantes e agitação formam uma dispersão do tipo água-óleo.
A maionese é um exemplo típico de emulsão, apresentando uma fase interna de gotas de óleo dispersas em uma fase externa de limão, ovo e outros ingredientes. Essa consistência depende dos ingredientes utilizados na formulação.
.
Parte Experimental
Materiais e Reagentes
Experimento 1 - Fécula de Mandioca
Fécula de mandioca (polvilho doce);
Iodo;
Pisseta d’água;
Vidro relógio;
Baqueta;
Pipeta volumétrica;
Pêra;
Béquer;
Termômetro;
Espátula;
Lamina;
Lamínula;
Microscópio;
Balança;
Agitador/aquecedor;
Recipiente plástico;
Cubos de gelo.
Experimento 2 – Maionese de Laboratório
1 ovo;
Óleo;
Cloreto de sódio;
Sacarose;
Pisseta d’água;
Baqueta;
Vidro relógio;
Espátula;
Proveta;
Béquer;
Balança;
Liquidificador.
Procedimentos
Parte 1: Fécula de Mandioca
Mediu-se ml de agua na proveta e transferiu-se para o béquer.
Com ajuda do vidro de relógio pesou-se g de polvilho doce (fécula de mandioca), e adicionou-se no béquer com água. Agitou-se com auxilio da baqueta até completa dissolução.
Colocou-se uma