SANTA CATARINA
No setor industrial podemos destacar as indústrias têxteis, de produção de cerâmicas (expostas inclusive no exterior). Maquinas, equipamentos, autopeças, produtos plásticos e eletrodomésticos também são produzidos no estado. A produção de móveis de madeira de pinho.
Extrativismo – As reservas mais significativas de Santa Catarina são as seguintes: carvão, sílex, argila, bauxita, quartzo, pedras semipreciosas, além de petróleo e gás natural.
No setor agricola o estado possui destaque pois produz em grande escala milho, soja, fumo, mandioca, feijão, arroz, banana, batata inglesa, além de ser grande produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada. a criação de suínos e a avicultura movimentam a agroindústria catarinense, o estado é o maior exportador de carne suína e de frango, e as duas maiores empresas do estado são a Perdigão e a Sadia. O desenvolvimento de frigoríficos desenvolvidos especificamente para o processamento da carne suína assim como a produção de milho para a produção da ração dos porcos fez este setor ter um forte crescimento.
Podemos destacar também a pesca , que é feita em grande escala , a produção do mel.
Já no setor do turismo , por possuir belas paisagens santa catarina atrai muitos turista de todos os lugares do mundo , no verão com temperaturas altas atrai turista para as regioes litoraneas e no inverno as regioes serranas. Assumindo assim um papel importantissimo na economia Catarinense.
Abaixo alguns dados importantes da economia catarinense:
A participação do estado no PIB é de 4,0 %
PIB estadual: agropecuário: 13,6%, indústria 52,55% e prestação de serviços 33,9%.
Volume de exportação anual: 5,6 bilhões de dólares.