Apostila E Roteiro De Aula TGA II
TEORIA GERAL
DA
ADMINISTRAÇÃO II
2º ADM
Profº Newton Bianchi
01/2015
1
A TEORIA ADMINISTRATIVA ESTÁ ATRAVESSANDO UM PERÍODO DE INTENSA
E PROFUNDA REVISÃO E CRÍTICA
Desde os tempos da teoria estruturalista não se via tamanha onda de revisionismo. O mundo mudou e também a teoria administrativa está mudando. Mas, para onde?
Quais os caminhos?
Algumas dicas podem ser oferecidas pelo que está acontecendo com a ciência moderna que também está passando por uma forte revisão em seus conceitos.
Afinal, a teoria administrativa não fica incólume ou distante desse movimento de crítica e renovação.
Na verdade, a teoria administrativa passou por três períodos em sua trajetória:
1. O período cartesiano e newtoniano da Administração.
Foi a criação das bases teóricas da Administração iniciada por Taylor e Fayol envolvendo principalmente a Administração Científica, a Teoria Clássica e a
Neoclássica.
A influência predominante foi a física tradicional de Isaac Newton e a metodologia científica de René Descartes.
Foi um período que se iniciou no começo do século XX até a década de 1960, aproximadamente, e no qual o pensamento linear e lógico predominou na teoria administrativa. Foi um período de calmaria e de relativa permanência no munQo das organizações.
2. O período sistêmico da Administração.
Aconteceu com a influência da Teoria de Sistemas que substituiu o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo pelo expansionismo, pensamento sintético e teleologia, respectivamentea partir da década de 1960. A abordagem sistêmica trouxe uma nova concepção da Administração e a busca do equilíbrio na dinâmica organizacional em sua interação com o ambiente externo.
Teve sua maior influência no movimento do DO e na Teoria da Contingência. Foi um período de mudanças e de busca da adaptabilidade no mundo das organizações.
3. O período atual da Administração.
Está acontecendo graças à profunda influência das teorias do caos e da complexidade na teoria administrativa. A mudança