Relatorio eletronica 2
Departamento de Engenharia Elétrica - DEE
Laboratório de Eletrônica I Prof.: Marcos Vinícius S. Alves
Alunos: João Roberto Santos Leal
Lucas Medeiros Marinho
Lucas Yukio Okamura Ribeiro RELATORIO DA PRATICA 01
(realizada em 14/02/2014)
1 Introdução
O elemento não-linear fundamental de circuito e também o mais simples é o diodo. Assim como um resistor, o diodo tem dois terminais, mas, diferentemente do resistor, o qual tem uma relação linear entre a corrente que circula por ele e a tensão nele aplicada, o diodo tem uma característica i-v não linear. Das várias aplicações dos diodos, a mais comum é o projeto de retificadores (o qual converte CA em CC).
Este relatório está estruturado da seguinte forma. Na seção 2 será apresentada uma breve revisão da teoria relacionada ao experimento dessa prática. Na seção 3 será descrito o procedimento executado na aula prática e serão apresentados, também, os resultados experimentais. Em seguida, na seção 4, os resultados experimentais são discutidos e comparados aos resultados teóricos. Por fim, na seção 5, serão apresentadas as conclusões.
2 Fundamentos teóricos(joao, ler as instruções antes de fazer)
A revisão teórica deve incluir somente o necessário para a compreensão e execução do experimento.
As fontes externas devem ser referenciadas diretamente ou indiretamente, conforme os exemplos a seguir.
Citação direta:
De acordo com SEDRRA & SMITH [1], o circuito...
Citação indireta:
Os diodos são dispositivos semicondutores cuja relação corrente-tensão pode ser modelada pela seguinte equação [1]: iD = IS(ev/n·VT − 1), (1) em que IS ´e a corrente de saturação (constante determinada pela estrutura física do diodo e pela temperatura), n ´e uma constante determinada pelo processo de fabricação do diodo (normalmente, n = 2 para diodos discretos) e, por sua vez, VT é a constante térmica, dada por:
,
em que K ´e a constante de Boltzmann, T ´e a temperatura