Relatorio 2 Eletronica I Uerj
Faculdade de Engenharia / FEN-UERJ
Departamento de Engenharia Elétrica
2º Relatório
Resistores
Aluno: Felipe Ribeiro Vaz (201220452811)
Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2014
1) Introdução:
Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.
A resistividade de um material caracteriza suas propriedades condutoras de eletricidade. Não é a resistência, pois a resistência depende da peça condutora na sua totalidade. A resistividade, por outro lado, descreve as características do material possibilitando o cálculo de qual será a resistência de um condutor de determinada forma e dimensões feito com este material. Quanto menor for a resistividade de um material, melhor condutor ele será.
Exemplos:
MATERIAL
RESISTIVIDADE (Ω.m.mm2)
PRATA
0.016
COBRE
0.017
OURO
0.023
ALUMINIO
0.028
FERRO
0.11
NIQUEL-CROMO
1.0
(Tabela I - Alguns exemplos de materiais da tabela de resistividade)
O tipo de resistor utilizado no nosso laboratório é o de carbono, que tem sido largamente utilizado na eletrônica. Uma mistura de carbono e ligas é aplicada como uma capa em um tubo de vidro ou moldada em uma estrutura densa. Os resistores de carbono são relativamente baratos e disponíveis numa faixa de potência de 0,1 W a 5 W.
Outro tipo de resistor é o de filme metálico. Sua estrutura é idêntica à de filme de carbono, somente que se utiliza uma liga metálica (níquel-cromo) para formar a película, obtendo valores mais precisos de resistência, com tolerância de 1% a 2%. Podemos encontrar preços na faixa de R$12,00 em um pacote com 600 resistores.
Além do resistor de carbono e o de fio