relatorio dosagem de amilase BIOQUIMICA
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Análises Clínicas
BIOQUÍMICA
DOSAGEM DE AMILASE
Professor: Domingos Martins
Data do experimento: 14/7/14 Data de entrega: 21/7/14
Nome: Deborah de Oliveira Moreira n°: 9 Turma: 3°A. C. - A
Contagem
Julho /2014
1.0 Resumo:
A dosagem da amilase é fundamental para o diagnóstico de doenças pancreáticas. Para esta técnica uma amostra é submetida a determinados reagentes, onde irá adquirir uma coloração. De acordo com essa coloração e a leitura da absorbância é possível determinar a concentração da enzima amilase na amostra.
2.0 Introdução:
A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares que possui a função de clivar Polissacarídeos- moléculas de amido, tendo papel fundamental na digestão. Sua atividade se inicia na boca no momento da ingestão do alimento através da saliva, é inibida pela acidez do estômago, depois continuada no intestino pela liberação do suco pancreático, finalizando a digestão dos amidos.
A dosagem da amilase sérica e urinária é solicitada por um médico, geralmente em conjunto com a dosagem da lipase (outra enzima participante da digestão), quando se há uma suspeita de doenças pancreáticas, principalmente a pancreatite. Outras causas alteram os níveis de amilase como o carcinoma, caxumba, obstrução do ducto pancreático, entre outros. Insuficiência renal também pode ser responsável pelo acúmulo desta enzima no corpo, já que os rins são incapazes de excretá-la. A macroamilasemia, patologia rara, também aumenta os níveis de amilase sérica, pois devido á alterações genéticas esta enzima se liga a imunoglobulinas formando macromoléculas, que não conseguem ser eliminadas pelos rins, permanecendo na corrente sanguínea.
A dosagem desta enzima é realizada nos laboratórios de Análises Clínicas, no setor de