Relatorio do ciclo celular
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “MIN. PETRÔNIO PORTELA”
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA (NOTURNO)
DISCIPLINA: GENÉTICA
ALUNO: WENDERSON SERGIO RODRIGUES DA SILVA
PROFESSORA: ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES
RELATÓRIO GENETICA
(AULA PRATICA II)
TERESINA, 26 DE OUTUBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
O Ciclo celular é definido como a sequência de acontecimentos que levam ao o crescimento e a divisão da célula, de forma contínua e repetitiva. Considera-se, assim, que o ciclo celular compreende a mitose e o tempo que decorre entre duas mitoses, a interfase.
A interfase é um período relativamente longo quando comparado com a mitose, podendo demorar horas, anos ou até perpetuar-se até à morte da célula, sem que nova divisão ocorra (ex. maioria das células nervosas e musculares). Durante este período ocorre a síntese de diversos constituintes que conduzem ao crescimento e à maturação celulares, para que a célula esteja preparada se ocorrer uma nova divisão.
À interfase correspondem três períodos: G1, S e G2 (alguns organismos unicelulares, como a levedura não possuem G2).
Finalizando o período de G2, a célula passa para a etapa de divisão. Em caso de divisão para formação de células somáticas (não reprodutivas) ocorrerá o processo de mitose, mas em caso de formação de células germinativas (reprodutoras – espermatozoide ou óvulo) teremos o processo de meiose.
Em ambos os processos de divisão, mitose ou meiose, haverá formação de novas células ao final do processo. As células formadas pelo processo de mitose serão iguais entre si e em relação à célula-mãe que as originaram, já em relação às células formadas pelo processo de meiose, estas serão diferentes entre si.
O tempo relativo ao ciclo celular varia de acordo com a função desempenhada pela célula. As células da epiderme intestinal, por exemplo, podem se dividir