relatorio do artigo Conhecimentos e Habilidades dos Peritos Contadores
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RELATÓRIO DO ARTIGO DE PESQUISA
AULA N°: Aula 04.
TÍTULO DO ARTIGO: Conhecimentos E Habilidades Desejáveis Aos Peritos E Peritos Assistentes Atuários.
AUTOR(ES): NEVES JÚNIOR, Idalberto José; FERREIRA, Luiza Vono; GUIMARÃES, Vilma .
ALUNOS(AS):
DATA DO RELATÓRIO: 26 de Agosto de 2013.
1. ENUMERAR OS TRÊS PRINCIPAIS PONTOS DO ARTIGO:
Perícia Contábil e Atuarial:
O artigo define a perícia contábil como sendo, o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados elementos de prova necessários para a constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil. Já a perícia atuarial, relacionam a vistoria ou exame de uma questão em específico, podendo ser judicial ou extrajudicial. Podendo-se definir o perito contador como sendo o profissional especialista em ciências contábeis, que com base em fatos e provas, e amparado no conhecimento da legislação, buscará trazer ao magistrado o conjunto da verdade sobre a controvérsia instaurada no processo (p. 6 § 1 e 3).
Habilidade do Perito Atuário:
O artigo fala sobre a importância da opinião do perito contador, e sobre alguns atributos que ele necessita ter, entre eles: conhecimento técnico, científico ou especializado que podem ser adquiridos com a vivência prática. E Santana (1999, PP.75-7), relaciona os cinco atributos que são essências no trabalho pericial, que são eles: expectativa, competência, adequação, pontualidade e confiabilidade (p.6 § 10; p. 7 § 1, 3 e 10).
Formação profissional:
O artigo chama a atenção para de atualização dos métodos educacionais em relação aos conhecimentos atuariais. Isso porque, as regras que regem os planos de previdência complementar “ainda são desconhecidas por grande parte da população e também do poder jurídico brasileiro”. E esse desconhecimento, por parte do magistrado, pode resultar em decisões prejudiciais aos planos de previdências e aos próprios participantes