resenha de artigo de fisioterapia
PRÓ-OPONENTE DO POLEGAR E POSIÇÃO
INTRÍNSECA DOS DEDOS pós-operatória, visando ao esclarecimento dos objetivos de cada etapa. Desta forma, o paciente não ficará surpreso quando, após a retirada do gesso, perceber que a mão ainda não faz os movimentos previstos ou quando se conscientizar de que não basta reaprender a fazer os movimentos -de oponência do polegar e de posição intrínseca dos dedos da mão para desenvolver habilidades e automatismo. Sem a realização das etapas compreendidas do pré ao pós operatório e o compromisso do paciente com a continuidade dos autocuidados, tanto os profissionais como os próprios pacientes arriscam-se a perder tempo e a gerar mais deformidades.
A avaliação pré-operatória representa o ponto de partida para elaborar o plano de tratamento e comparar resultados, devendo incluir os exames seguintes.
Rosemari Baccarelli
INTRODUÇÃO
A lesão de nervos é um fato característico da hanseníase e, também, a causa de muitas deformidades e incapacidades, que alteram significativamente a vida do paciente. Quando os nervos ulnar e mediano são acometidos, interrompe-se a integridade motora, sensitiva e autonômica da mão, essencial para as suas funções básicas - a preensão e a sensibilidade1,2.
O objetivo da cirurgia reparadora através da transferência de tendões, não é restaurar a perfeição anatômica da mão. Ao retunelizar, cirurgicamente, tendões de músculos íntegros para substituir a função dos músculos paralisados, a finalidade principal é proporcionar ao paciente um melhor desempenho nas atividades da vida diária e profissional9.13.
Inspeção e palpação
Pela inspeção da mão, observam-se anormalidades, principalmente a existência de cicatrizes, fissuras, úlceras, retrações de pele, atrofias musculares e desvios dos dedos e, através da palpação, especialmente, a presença de ressecamento da pele.
Seguem-se os exames para avaliar e mensurar a amplitude de movimento