Relatorio de Ureia formol
RESINA DE URÉIA-FORMOL
Objetivo: Obtenção de um polímero, Resina Uréia Formol podemos conhecer um pouco mais sobre os polímeros com são feitos, e qual sua composição física
Equipe:
Bruno
Gabriel
Guilherme F
Victor
Introdução Esta resina é mais utilizada na decoração de casa, por ser fácil a limpeza do mesmo. E como também, na colagem de pisos, como de assoalhos e tacos.
O polímero uréia-formoldeido, classificado como polímero de condensação, é um polímero tridimensional obtido a partir de uréia e do formaldeído. Quando puro é transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plástico, no entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objeto translúcidos. Este polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papeis e outros
Procedimento:
1 - Em um béquer de 50ml, colocou-se 22ml de formol e ajustar o pH com auxílio de hidróxido de amônio, para alcalino (superior a 7).
2 - Adicionou-se então 12g de uréia, e aquecer a mistura com cuidado, sobre pequena chama, tomando o cuidado para que o pH permaneça acima de 7.
3 - Manteve-se em ebulição por cerca de 15 minutos, de modo a causar a evaporação de aproximadamente 1/3 do volume inicial.
4 - Resfriou-se a mistura reacional, e adicionou-se ácido bórico ou ácido clorídrico, até pH inferior a 7.
5 - Umidificou-se outro béquer e coloque o filme de PVC, de modo que a região central fique dentro do frasco e as bordas do plástico pendam para fora do recipiente.
6 - Transferiu-se a solução preparada para o béquer revestido interiormente pelo filme.
7 - Aqueceu-se durante 20 a 30 minutos, em banho de água fervente, contida em béquer, para completar a polimerização.
8 - Removeu-se