Tópico frasal implícito ou diluído no parágrafo
O tópico frasal é visto como o roteiro do escritor na construção do parágrafo, nele está o tema central. Geralmente o presenciamos no inicio do parágrafo, por expressar de inicio o que o tópico irá trazer.
Exemplo: “A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.”
Percebemos que logo de inicio qual é a idéia-núcleo deste parágrafo. Cerca de 60% dos parágrafos iniciam com uma declaração, é o caso desse texto que lhes apresentei, onde é considerado um padrão.
Já no tópico frasal implícito ou diluído é constituído pelo desenvolvimento (detalhes, exemplos, fatos específicos) de uma forma que se possa deduzir a idéia nuclear.
Exemplo: “O Grande São Paulo isto é, a capital paulista e as cidades que a circundam já anda em torno da décima parte da população brasileira. Apesar da alta arrecadação do município e das obras custosas, que se multiplicam a olhos vistos, apenas um terço da cidade tem esgotos. Metade da capital paulista serve-se de água proveniente de poços domiciliares. A rede de hospitais é notoriamente deficiente para a população, ameaçada por uma taxa de poluição que técnicos internacionais consideram superior à de Chicago. O trânsito é um tormento, pois o acréscimo de novos veículos supera a capacidade de dar solução de urbanismo ao problema. Em média, o paulista perde três horas do seu dia para ir e voltar, entre a casa e o trabalho.”
A idéia núcleo deste parágrafo (o tópico frasal nele diluído ou implícito) não é “O grande São Paulo... já anda em torno da décima parte da população brasileira.” E sim a série de fatos no decorrer do parágrafo que refletem os seus graves problemas urbanos.