Direitos dos Animais
Índice
Introdução: 3
Argumentos a favor: 4
Argumentos contra: 5
Instituições para defesa de animais: 9
A nossa Opinião: 13
Curiosidades: 14
Conclusão: 17
Introdução:
Existem várias posições quanto ao facto dos animais possuírem ou não direitos. Ao longo deste trabalho vamos apresentar diferentes opiniões acerca deste tópico, concluindo-o com a nossa opinião.
Argumentos a favor:
“Será que os animais sofrem realmente, ou serão meros autómatos incapazes de sentir dor por não terem alma, como defendia Descartes? Será que faz sentido falar de direitos dos animais quando eles não têm sequer a noção do que é um direito?” – Singer A questão de que os animais não têm alma e portanto podem ser tratados como meros objectos em nosso benefício, questiona a mente humana desde os primórdios da história. A maior parte da população partilha da opinião de que os animais não têm percepção do mundo, não tendo deveres nem a ideia do que são direitos. Daí hoje em dia se verificar a continuação da exploração dos animais. Os animais existem apenas para satisfazer os nossos desejos, a evolução provou que estes não tiveram a capacidade de evoluir tanto como o homem. Este deve agora usufruir da evolução e de tudo o que esta trouxe mesmo que inclua usufruir de animais para que esta continue. Desde sempre os animais foram utilizados na alimentação do homem e as suas peles usadas para ornamentação e aquecimento porque é que hoje em dia há tanta polémica em fazê-lo, se estamos apenas a seguir o que sempre fizémos?
Será que este caminho e mesmo o melhor a tomar?
Argumentos contra:
“É fácil tomar posição acerca de uma questão remota, mas os especistas, como os racistas, revelam a sua verdadeira natureza quando a questão se torna mais próxima. Protestar contra as touradas em Espanha, o consumo de cães na Coreia