Estrutura do paragrafo
1. Estrutura do parágrafo.
Objetivo: desenvolver parágrafos coerentes.
Definir como se desenvolve o parágrafo e apresentar exemplos de parágrafos padrões e exemplos de parágrafos incoerentes.
Definição:
Unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central.
Importância:
Facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhe o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.
Extensão do parágrafo:
Há parágrafos de uma ou duas linhas como os há de página inteira. Se a composição é um conjunto de idéias associadas, cada parágrafo deve corresponder a cada uma dessas idéias.
Tópico frasal
À idéia principal de um parágrafo chamamos Tópico frasal. O tópico frasal encerra de modo geral e conciso a idéia-núcleo do parágrafo. É uma generalização em que se expressa uma opinião pessoal, um juízo, em que se define ou se declara alguma coisa.
Um parágrafo padrão precisa enunciar a sua idéia-núcleo de antemão. Garantindo a objetividade, a coerência e a unidade do parágrafo.
O tópico frasal facilita a tarefa de leitura. O seu uso é a resposta à pergunta “do que o texto fala”.
Diferentes tipos de tópico frasal:
1 Declaração inicial – o autor afirma ou nega alguma coisa logo de saída para, em seguida, justificar ou fundamentar a asserção, apresentando argumentos sob a forma de exemplos, confrontos, analogias, razões, restrições, etc.
a. Ex.:
i. Nosso organismo está programado para reagir, dentro de certos limites e padrões, diante de qualquer agente perturbador do nosso equilíbrio físico ou psicológico. O excesso de frio ou de calor, a fome, o barulho, um vírus ou até mesmo um chefe irritante são alguns desses agentes perturbadores aos quais reagimos, inicialmente com um alerta e, em seguida, com formas específicas de defesa. Se os elementos de defesa forem