Definição de Marketing
1. MERCADOS:
Definição de mercado
Mercado é o local no qual agentes econômicos fazem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Ou seja, é um grupo de pessoas que possuem a mesma necessidade ou um desejo por um produto ou um tipo de produto e tem dinheiro para usufruir. Os economitas usam o termo mercado para se referirem a um grupo de compradores e vendedores que transacionam em torno de um produto ou classe de produtos; daí, o mercado de moradia, mercado de grãos e assim por diante.
1.1Mercados Organizacionais
O mercado organizacional é formado pelas organizações que produzem bens e serviços utilizados na produção de outros produtos ou serviços que são vendidos, alugados ou fornecidos a terceiros. As compras feitas por empreses recebem mais lucros e maior quantidade de produtos, do que as feitas pelos consumidores. Quem compõe o mercado organizacional são a agricultura, a exploração florestal, a pesca, a extração de minérios, a indústria, a construção, os transportes, as comunicações, os serviços públicos, o sector bancário, financiamento e seguradores, a distribuição e os serviços em geral. A compra organizacional se da através do processo de decisão segundo o qual as organizações estabelecem a necessidade de comprar produtos e serviços para, depois, identificar entre marcas e fornecedores alternativos. Grande parte das exportações brasileiras é direcionada ao mercado organizacional, que possui características particulares em relação ao mercado de consumo, embasado no consumidor tradicional, constituído por pessoa física.
1.2Mercados Consumidores
Mercado consumidor é um termo usado quando se refere aos consumidores segmento ou a própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas.
Atualmente, o mercado consumidor está muito exigente. Pode-se dizer que a globalização afeta diretamente a competitividade entre as empresas. Essa competitividade tem