A estrutura do parágrafo
Formalmente, o parágrafo é indicado na maioria das vezes por um ligeiro afastamento da margem esquerda da folha (há casos em que outros sinais são usados para indicação de parágrafos, como o [§] dos textos jurídicos, por exemplo), o que facilita o destaque e os ajustes das ideias principais do texto pelo autor e, consequentemente, permite ao leitor a compreensão destas ideias gradativamente.
Os parágrafos indicam limites internos em um texto e constituem os agrupamentos temáticos, ou seja, sentenças agrupadas em unidades de textos cujo núcleo é uma ideia central. Para estes estudiosos, as pessoas tendem a processar quantidades muito grandes de informação em pedaços ou unidades conceituais, o que torna relevante a estruturação de um texto em parágrafos.
O TAMANHO DO PARÁGRAFO
Os parágrafos são moldáveis como a argila, podem ser aumentados ou diminuídos, conforme o tipo de redação, o leitor e o veículo de comunicação onde o texto vai ser divulgado. Se o escritor souber variar o tamanho dos parágrafos, dará colorido especial ao texto, captando a atenção do leitor, do começo ao fim. Parágrafos curtos: próprios para textos pequenos, fabricados para leitores de pouca formação cultural. A notícia possui parágrafos curtos em colunas estreitas, já artigos e editoriais costumam ter parágrafos mais longos. Revistas populares, livros didáticos destinados a alunos iniciantes, geralmente, apresentam parágrafos curtos.
Parágrafos médios: comuns em revistas e livros didáticos destinados a um leitor de nível médio (2 grau). Cada parágrafo médio construído com três períodos que ocupam de 50 a 150 palavras. Em cada página de livro cabem cerca de três parágrafos médios.
Parágrafos longos: em geral, as obras científicas e acadêmicas possuem longos parágrafos, por três razões: os textos são grandes e consomem muitas páginas; as explicações são complexas e exigem várias idéias e especificações, ocupando mais espaço; os leitores possuem capacidade e