Polimeros
POLIMEROS
19 DE SETEMBRO DE 2012
1. TÍTULO: POLIMEROS, prática 02, 18 de setembro 2012. 2. OBJETIVOS: Podemos conhecer um pouco mais sobre os polímeros, como são feitos e qual sua composição física.
3. RESUMO
O objetivo desta pratica foi padronizar a técnica de uma polimerização da resina plástica ureia-formaldeído. Foram adicionados 30 gramas de ureia, 50 ml de formol, 50 ml de hidróxido de sódio, gotas de fenolftaleína, gotas de acido sulfúrico e por fim corantes alimentícios que no final formaram o polímero que foi secado em moldes. O resultado foi um polímero compacto e com uma superfície lisa. 4. INTRODUÇÃO
A polimerização é uma reação em que os monómeros se combinam quimicamente para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. A reação pela qual os monômeros se unem para formar o polímero recebe o nome de polimerização e são muito resistentes ao desgaste, muito elásticos e resistentes à ação dos agentes atmosféricos. Os mesmos podem ser divididos em termoplásticos, termorrígidos (termofixos) e elastômeros.
Os polímeros são muito favoráveis nas indústrias graças ao seu peso, que é mais leve comparado aos metais e vidros, consequentemente tendo objetos com pesos reduzidos. Outro ponto que vale ressaltar é que eles possuem uma excelente isolação acústica e elétrica.
5. MATERIAIS E MÉTODOS: (5.1) Materiais utilizados: 1) 1 molde; 2) Becker; 3) Chapa de aquecimento; 4)
Banho Maria; 5) Pipetas; (5.2) Reagentes utilizados: 1) Formol; 2) Solução hidróxido de sódio 7% 3) Solução 1% de fenolfetaleína; 4) Corantes alimentícios; 5) Solução de ácido sulfúrico 35%; (5.3) Procedimento experimental Primeiramente transfere-se 30 gramas de ureia para um becker de 300 ml. Em seguida são adicionados 50 ml de formol no mesmo becker e mais a solução de hidróxido de sódio. Após a mistura leva-se a