Relatorio de soluçao NaOH
ENGENHARIA QUÍMICA
Disciplina: Laboratório de Química
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE NaOH
Nome: Caroline Santinon RA: 78289 Jéssica Maria Mazetto do Prado 78215 Mateus Machado 78742
Profª. Camila Arakaki
11-Abr-2014 Sexta-feira
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE NaOH – PRÁTICA Nº06
RESUMO
A prática nº6 consiste em utilizar a substância chamada ‘padrão primário’ de hidrogenoftalato de potássio (ou biftalato de potássio) utilizado para determinar a concentração do NaOH.
Deve-se dispor da técnica de titulação para essa concentração, dessa maneira, o NaOH irá neutralizar completamente o biftalato de potássio.
Também se aprende a determinar o ponto de viragem, através da substância fenolftaleína que dá cor ao procedimento, devido à base NaOH, tornando-se rósea.
Para titulação, geralmente usa-se um valor correspondente à metade da capacidade total da bureta, assim o erro é menor.
OBJETIVO
Aprender a titular soluções com uma taxa de erro pequena. Verificar a neutralização total do biftalato de potássio através da fenolftaleína, substância que fica rosa na presença de base, e também verificar o ponto de viragem da solução (gota por gota). Utilizar os cálculos aprendidos em sala de aula para determinar a massa utilizada no preparo das soluções.
INTRODUÇÃO
A titulação é feita quando há reações dos tipos: neutralização, precipitação, complexação, oxidação/redução, entre outros. No caso da prática realizada, a titulação é feita para determinar a concentração de base (NaOH) necessária para neutralizar totalmente o biftalato.
Como a solução formada pelo ácido + base em questão é incolor, devemos adicionar a substância fenolftaleína ao ácido, que é um indicador de PH, quando em presença de base, torna-se rosa, e na presença de ácido é incolor.
Com o auxílio de um ladrilho branco, deve-se