Lays
Escola de Engenharia de Lorena – EEL
Apostila
Química Geral Experimental II
(LOQ4029)
Profª Livia Melo Carneiro
Química Geral Experimental II
Introdução à Química Geral Experimental
Para a realização de um experimento químico é necessária uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. O emprego de um dado material ou equipamento depende de objetos específicos e das condições para que o experimento seja realizado.
O objetivo básico da disciplina Química Geral Experimental é ensinar conhecimentos de materiais e equipamentos básicos de um laboratório químico e suas aplicações específicas. Objetivos Específicos
Iniciar os alunos em trabalhos gerais de laboratório e prepará-los para executar experiências nas diversas áreas da química e, também, transmitir aos alunos noções de segurança, de técnicas de laboratório e de conceitos fundamentais da química geral II.
Elaboração do Relatório
A apresentação de um relatório é tão importante como a realização do experimento. O relatório descreve o que você fez dentro do laboratório em relação ao experimento e deve ser escrito sempre na voz passiva do tempo passado.
Ex: Utilizou-se um béquer de vidro com capacidade de 250 mL.
O relatório deve apresentar a base teórica do experimento (consultas a livros, sites, artigos científicos); os resultados obtidos (prática) e as discussões (confronto de teoria e prática), além de uma sucinta conclusão e também, as fontes de consulta (referências).
Partes de um relatório
A- Externa:
1- Capa:
A capa de um relatório deve conter:
- Identificação do aluno (nome e turma)
- Identificação da Escola
- Identificação do professor e da disciplina ministrada
- Título do Experimento e data que o mesmo foi realizado
B- Interna:
1- Introdução: É a apresentação do assunto com bases teóricas.
2- Objetivo: É um resumo (curto) do que se trata a aula prática e não deve ter mais do