Trabalho
Vale ressaltar que o conceito de justiça social é usado para fazer referência ao conjunto de decisões, normas e princípios considerados razoáveis de acordo com um determinado coletivo social.
Para Ruy Barbosa (1942) a justiça deve ser imparcial, sem ser tendenciosa para direita ou esquerda. Barbosa ressalta que a justiça já não é imparcial, uma justiça que não tende a pessoas com maior poder social e econômico. "Saudade da justiça imparcial, exata, precisa. Que estava ao lado da direita, da esquerda, centro ou fundos. Aquela que não olha a quem nem o rabo de ninguém. A que não olha o bolso também. Saudade da justiça capaz. (...)”
Referencia: Obras completas, Volume 19, Parte 3 - página 109, Ruy Barbosa - Ministério da Educação e Saúde, 1942 Para Aristóteles, (Ética a Nicômaco, 350 a.C) justiça é uma palavra com amplos significados e com várias aplicações. Justo é aquele que observa a lei e quem respeita a igualdade e injusto é quem transgrede a lei, quem quer mais do que é devido, e quem é iníquo. Aristóteles defende ainda justiça como sendo a maior das virtudes. Além disso a justiça é considerada como a maior das virtudes pois esta visa o “bem do outro”.
Referencia: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Introdução, tradução e notas de António de Castro Caeiro. São Paulo: Atlas Editora, 2009; Segundo o Filosofo John Rawls o conceito de justiça parte de uma concepção pública do termo que regula a estrutura básica da sociedade. John Rawls imaginou uma situação onde os indivíduos estivessem em seu estado de natureza, a partir dessa situação, John estabelece