relatorio de quimica
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA- CAMPUS CAXIAS
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
PROFESSOR:
RELATÓRIO
Analisar o teor de ácido acético no vinagre
ALUNO
CÓDIGO DO ALUNO:
Apresentação do teor de acido acético em amostra de vinagre baseado em experimentos laboratoriais realizados em aula prática ministrada pelo Prof. Me
Caxias- MA 2014
RESUMO:
Relatório feito para mostrar formas de determinação de teor de acido acético (C2H4O2) presentes no vinagre utilizado para fins culinários. E observar se realmente o teor confere com o informado na embalagem.
INTRODUÇÃO
O ácido etanóico, também conhecido como ácido acético, é um composto do grupo dos ácidos carboxílicos e é o constituinte principal do vinagre.
O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de acido etanóico e sua fórmula estrutural está demonstrada a seguir:
Veja que ele é um composto que pertence ao grupo orgânico dos ácidos carboxílicos.
Ele é o principal constituinte do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Daí a origem do seu nome, pois vinho azedo vem do latim acetum que significa “vinagre”.
O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.
Hoje em dia,